quarta-feira, abril 09, 2008

Por que a Granja Viana

Depois de ler algumas reportagens na Folha de S.Paulo e alguns posts que recebo de diversas fontes de notícia estive fazendo um paralelo com a Granja Viana durante a manhã.

Quando você fala para alguém que mora na Granja Viana, quando seus amigos ou parentes o visitam no final de semana todos fazem questão de cumprimentá-lo por morar num lugar tão cheio de atrativos como este, verde, ar puro, e ainda sim, com os privilégios da vida moderna. Então por que é que reclamamos tanto daqui?

Tenho uma opinião e não sei se a maioria dos leitores e moradores da região pensará da mesma maneira. Escrevo, reclamo, brigo, fico nervoso e vou atrás porque não quero perder a realização do sonho de morar aqui. Sim, pode ser trivial para alguns, mas para mim foi a realização de um sonho morar com minha família numa casa e num lugar tão bonito como a Granja Viana.

Aqui ainda não chegou a tv digital, internet banda larga é rara e limitada (velocidade), saneamento não é o que chamamos de básico (pois não tem esgoto encanado), a energia elétrica sofre quedas constantes, a manutenção da iluminação pública sofre um certo descaso pela Eletropaulo, transporte público é muito limitado, a principal via de acesso é a Raposo TRAVAres (termo originalmente criado por Fau Barbosa) com 45 minutos para percorrer somente 15km e a administração pública é omissa e ausente.

E por que eu ainda quis vir pra cá? Claro essa é a primeira pergunta que eu faria. A resposta é fácil... Aqui ainda não é como São Paulo, mas também não é o interior do Piauí. Temos bons restaurantes, lojas variadas, lugares para passear e praticar esportes, uma vegetação exuberante, tucanos, corujas e bons vizinhos. Sim, um "q" de interior ainda habita por essas bandas.

É isso que não quero perder. Quero a Granja Viana viva, quero a Granja Viana verde, quero progresso sim, mas não confundo com devastação das áreas verdes e ocupação desordenada.

Sei que é possível e você também. Se todo mundo quiser o mesmo e arregaçar as mangas tudo isso e muito mais é possível.

3 comentários:

EduCa disse...

Concordo plenamente com você. Só não entendo como ainda, com tantas casas e condomínios na Região, é tão dificil conseguir Internet Banda Larga. Moro a quase um ano na Estrada da Aldeia, e até agora NADA!!!

RICARDO disse...

É no mínimo curioso uma região tão rica, com pessoas de boa formação escolar, bem posicionadas no mercado de trabalho e que atrai tantas incorporadoras com os mais de 60 lançamentos de novos condomínios ainda não dispor de ítens de infra-estrutura básica. Esgoto é algo crônico na região, internet banda larga é para poucos, 3G e TV Digital ainda nem pensar, e outros mais.... As pessoas vem pra cá (e não tenho absolutamente nada contra isso), mas os benefícios não acompanham. E o verde que é o apelo de vendas, é o primeiro a ser extinto na inauguração de um novo empreendimento.

Anônimo disse...

Voltei a pouco da Granja Viana. Fui a procura de uma casa para morar. Me decepcionei Lugar horroroso, ruas esburacadas, sujas e repletas de carros. Lojas pomposas e gente mais pomposa ainda. Casas com arquitetura esnobe, de gosto duvidoso. Uma cópia ruim da já ruim cidade de São Paulo. Região deslocada (tresloucada) com a promessa publicitária das imobiliárias de encontro com a natureza, com o verde, com qualidade de vida. Que mentira. Deslocada também do discurso dos "granjeiros" que sustentam o status de morar na "Granja". Me dei conta de que os granjeiros moram é em Cotia, cidade feia, as margens de uma rodovia feia, aonde ocorrem acidentes terríveis e feios, cidade que segrega pobres dos ricos nos seus bolsões ditos condomínios residencias, muitos dos quais não o são nos termos da lei - ainda que esta tenha sido "flexibiliza" para comportar a privatização do espaço público que ocorre descaradamente na Granja. São os granjeiros que transformaram Cotia nisso. A Granja merece ser como é. Os granjeiros merecem os bairros ruins em que vivem.

Leitores deste blog até o momento

Powered By Blogger